Marca Isabelle Perlúcio - Dentista na Ilha do Governador

Saiba mais sobre Periodontia

Olha como eu vejo a minha especialidade.

A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. A palavra periodontia significa “perio” = em volta de e “dontia” = dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar.

A gengiva é o tecido que reveste o osso e que sustenta os dentes. Vou dar alguns exemplos: Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e de maus hábitos alimentares a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.

O ligamento periodontal é composto por fibras colágenas que ligam os dentes ao osso alveolar. Comunica-se através de canais vasculares com os espaços medulares do osso alveolar próprio.

O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente. Não possui vasos sanguíneos, linfáticos, inervação e não é remodelado, mas permanece em contínua deposição.

O osso alveolar é formado com parte da mandíbula e maxila, que são suporte dos dentes. Sua principal função é distribuir e reabsorver as forças geradas pela mastigação e outros contatos dentais.

Entendendo um pouco mais sobre a doença periodontal

A doença periodontal ocorre quando um desses tecidos citado no texto à cima, está comprometido. Existe vários tipos de doença periodontal, onde só um especialista tem condições de avaliar e diagnosticar corretamente cada caso.

As doenças periodontais vêm sendo classificadas há vários anos em dois grupos principais: Gengivite e Periodontite.

Sobre a gengivite e periodontite

A gengivite é uma doença periodontal de natureza inflamatória, que envolve apenas a gengiva. Quando os tecidos de sustentação se encontram igualmente envolvidos, a doença periodontal recebe o nome de periodontite. Estas doenças podem ter seu curso alterado e/ou agravado por outros fatores, tais como oclusão traumática e alterações de ordem sistêmica. Citando algumas: Osteopenia, Osteoporose, Stress, Dieta desequilibrada com deficiência de cálcio e vitamina C, dependentes químicos (drogas lícitas como o cigarro e o álcool e drogas ilícitas como a maconha e a cocaína), herança genética, Síndrome de Down, Diabetes Mellitus, Síndrome de Papillon -Lefevre, Ehlers-Danlos, AIDS).

O tratamento é possível e ao seu alcance!

O tratamento da doença periodontal, no seu estágio inicial, consiste em TBP (terapia básica periodontal). O principal objetivo é a remoção do agente causador, ou seja, a placa bacteriana aderida ao dente. Mudança do estilo de vida e hábitos de higiene oral também precisam ser revistos, pois são determinantes no processo de cura. Nos estágios mais avançados da doença periodontal, há a necessidade de raspagens à campo aberto associadas com antibioticoterapias.

Não deixe para depois, vamos marcar uma consulta inicial de avaliação?

Autor: Dra. Isabelle Perlucio

Periodontia

Contatos

                                       

Dentista na Ilha do Governador

Estrada do Galeão, nº 1285 - Sala 315
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: +55 (21) 2462-5444
Celular: +55 (21) 99530‑5444

Dentista, Cirurgiã-dentista, Periodontista

Drª Isabelle Perlucio e equipe multidisciplinar Garantia de qualidade e bom atendimento