Halitose

A halitose ou mau hálito crônico, é uma situação na qual a pessoa exala um odor desagradável da boca. O “bafo matinal” com o qual a maioria das pessoas acorda não é halitose. Nem os cinco minutos de mau hálito que você tem depois de fazer uma refeição exótica, cheia de condimentos. A halitose é um cheiro persistente que não vai embora, mesmo você fazendo uma higiene oral completa e caprichada.

Apesar de ser comumente associado ao estômago, a origem do mau hálito está, na maioria dos casos, na própria boca. Em geral, a pessoa que tem mau hálito não se dá conta do problema. Quem convive com ela evita abordar o assunto, para não criar constrangimentos. Assim, ela dificilmente vai procurar orientação para enfrentar a situação.

Fique tranquilo. A halitose tem tratamento e cura. Me procure marcando uma consulta inicial de avaliação.

Causas:

A halitose tem várias causas possíveis, 85% aproximadamente das quais são orais: cáries, problemas de gengiva, restaurações quebradas e ou infiltradas, dentes quebrados e dentaduras que não estão muito limpas – todos são possíveis suspeitos. Há ainda os fatores relativos à alimentação. Dietas com alto nível de proteínas e baixo nível de carboidratos, alimentos ácidos, doces e é claro, uma grande quantidade de cebola, alho e outros temperos fortes, definitivamente, comprometerão seu hálito. Cito também o consumo excessivo de café e álcool. Os usuários de tabaco também possuem um alto risco.

Apesar de raras, as doenças de pulmão, alguns tipos de câncer e infecções nas amídalas também são identificados como causadores de halitose. Problemas no sangue e doenças nos pulmões e rins são ainda outras possibilidades. Uma causa mais provável é o diabetes, devido aos níveis flutuantes de açúcar, refluxo e gotejamento pós-nasal. Mesmo uma sinusite comum pode afetar seu hálito, pelo acúmulo de muco.

Só quem te ama muito vai te sinalizar o odor ruim. Me procure para uma consulta de avaliação. Não fique constrangido, com vergonha e dê o primeiro passo. Você merece ter um tratamento e a reconstituição da saúde oral.

Autor: Aline-LR

Halitose