Odontologia em tempos de Coronavírus

A boca é uma das “portas de entrada” do novo coronavírus. Vírus que causou uma pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por esse motivo, manter a higiene bucal e cuidados para evitar a contaminação são essenciais.

Atualmente o melhor tratamento disponível até aqui para o coronavírus é a PREVENÇÃO!

Uma dica básica? Para manter a saúde do corpo e a saúde da boca é importante manter as mãos longe dos olhos, do nariz e da boca, que facilitam a entrada do vírus no seu organismo. Estamos vivendo uma pandemia por um vírus novo, que ainda não foi descoberta a cura, sem medicamentos ou tratamentos comprovados cientificamente ou uma vacina como método preventivo. Você vai precisar fazer a sua parte! Você é peça fundamental no processo!

A infecção se dá pelo trato respiratório superior, ou seja, a porta de entrada é a boca! No caminho, estão os dentes, a gengiva, mucosas e a língua. Uma dica odontológica? A escovação da língua, nunca foi tão importante para que se elimine as bactérias que ficam em cima da língua.

Não me canso de alertar:

A falta de higiene e saúde bucal podem fazer com que a imunidade do seu corpo fique baixa, aumentando os riscos de infecções e lesões na boca.

O isolamento social quando poder ser feito.

Ao sair para eventos imprescindíveis, use máscaras. Lave as mãos com água e sabão (20 segundos) antes e depois de qualquer contato físico e utilize álcool em gel em lugares que não puder lavá-las.

Não coloque a mão na boca, nariz e nos olhos, pois as mãos absorvem todo tipo de bactérias e estão em contato constante com várias superfícies diferentes que nem sempre estão limpas.

Ao tossir ou espirrar, se utilize da etiqueta respiratória e não coloque nunca mais as mãos para cobrir a sua boca. Proteja com o antebraço (cotovelo) ou com lenço de papel descartável.

Evite beijos, pois os fluidos da boca também transmitem o vírus.

Autor: Dra. Isabelle Perlucio

Odontologia em tempos de pandemia